PESQUISE NO BLOG

Os primeiros passos da Educação jucaense.

Como em outros povoados, os primeiros professores vinham de outras paragens para ensinar a próle das famílias mais abastadas. No início do século XX, além dos professores domiciliares, fundou-se a escola pública de Jucás, que funcionava na antiga Teleceará, oferecendo até o 3° ano ano aos jovens jucaenses. As turmas eram divididas por gênero:

numa sala ficavam os alunos do sexo feminino, orientados pelas professoras Luíza Maciel da Silveira, Alzira Jucá Albuquerque e Maria Jucá Albuquerque.Em outra sala os alunos do sexo masculino tinha como professora Balbina Jucá - filha do senhor Cazuza Albuquerque Jucá. Eram feitas dois tipos de provas: uma oral e outra escrita. Para examinar o primeiro tipo de prova eram convidadas pessoas que não faziam parte da escola como: Pe. Pio Pinho de Oliveira, Josino Luna e João de Sá Cavalcante. Todos os alunos ficavam de mãos para trás para responder as perguntas feitas. A prova escrita era elaborada pela própria professora e as notas atribuídas em graus: grau 2,0 ( menor nota ) e grau 9,0 ( maior nota ). Os alunos não tinham direito a recreio e toda semana tinha um feriado - quinta-feira - e o domingo era o dia de descanso. Depois veio um comunicado que não haveria mais o feriado e sim, trinta minutos de recreio.

Mais tarde foi criada a Escola Reunida Nelzinho Leal - nome batizado pela diretora Nair Leal, atendendo a alunos do 1° ao 5°. O corpo docente era formado por Cely Correia Lima, Leda Cavalcante, Socorro Leal, Mariquinha Olinda, Olinda Maria, Maria Socorro Pereira, Letícia Lucas, Rita Nunes, entre outras.

Uma estudante de nome Áurea Leal Rodrigues, ao concluir seus estudos em São Mateus, foi estudar em Fortaleza, onde fez o ginásio e o curso normal, voltando com o diploma de professora. Vendo a necessidade de um ensino mais adiantado, fundou o colégio São João Bosco. Cely Correia foi convidada para ser professora de música nas turmas de 3° e 4° anos primários. Destacava-se Pio Pinho, professor de Matemática e Dr. Jaime Magalhães ( Juiz de Direito ), professor de Português.



O 7 de setembro era comemorado com desfile das principais ruas da cidade. Na medida que os alunos marchavam, diziam 1,2 em voz alta. Os mesmos eram "obrigados" a assistir o hasteamento da Bandeira Nacional às seis horas da manhã e às dezoito horas retornariam para o arreamento da mesma.

Influência decisiva para o crescimento cultural do município. a primeira escola pública de São Mateus, com aproximadamente 60 alunos matriculados, dispunha de 4 bancos carteiras, uma mesa, 2 quadros negros, 2 cartas geográficas ( Ceará e Brasil ), um tímpano ( sino ), um relógio e um quadro do Bom Jesus. Era os primeiros passos para o florescimento dos jovens jucaenses.

Com o passar dos anos, ganhou-se a escola de 1° Grau João de Sá Cavalcante, o Ginásio Crebilon lima Verde - hoje Centro Educacional Professora Antonieta Cals.

Em 1957, de acordo com serviço de Estatísticas da Educação e Cultura, " o ensino primário geral contava com 29 unidades escolares, 973 alunos de matrícula geral para uma população de 17.001 habitantes, estando cerca de 8% desta população na cidade. A quota de alfabetização ( verificada no recenseamento geral - 1950 - e calculado sobre a população de 10 anos a mais) pode -se estimar ser superior a 26%". nas décadas de 70 e 80 criaram o grupo escolar Vereador José Bento, Cesar Cals, Cely Correia e escola de 2° Grau Luíza Távora. Esta última com habilitação para profissionais do magistério de 1ª a 4ª série primária e o curso Básico em Saúde, substituído pelo curso Científico, em 1967.

Em 1994, a educação do município, prioridade administrativa, que ampliou o número de escolas ( 102 ) devidamente equipadas, de professores ( 274 ) e de alunos ( 6.278 ). Havia transporte escolar ( dois ônibus e duas caminhonetes) para trazer os alunos da zona rural para a cidade, e levar os estudantes de curso superior para a faculdade de Ciências e Letras de Iguatu. Havia também o acompanhamento pedagógico ( 14 supervisores ), material didático e merenda escolar para os alunos.Nesse período tem se dado bastante apoio as atividades esportivas e culturais reformando e ampliando a biblioteca pública, o curso LOGOS II e o Supletivo de 1° Grau, oferecendo capacitação continuada para os professores ( ... )


Pesquisar mais em Jucás História


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS 3 MAIS ACESSADAS DA SEMANA

GALERIA DE AMIGOS