PESQUISE NO BLOG

Uma curiosidade bem antiga de nossa cidade Jucás

Marcas de gado, uma característica do povoado da freguesia de Jucás, antigo São Mateus, .

No trabalho de marcar gado, Sílvio Júlio diz não concordar com a versão de que a freguesia de Jucás é representada pelo número 11 pelo fato de ter havido dentre os 12 apóstolos um traidor de Jesus, Judas. Portanto menos 1.

Há quem interprete que representa o número 2 em algarismo romano ( II ). 

Ao tratar de freguesia, as marcas de gado de São Mateus constituiu-se de dois traços oblíquos e paralelos.

A explicação do Professor Francisco Alves de Andrade e Castro diz que São Mateus tem 11 dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. 

Considerando ainda o que diz Raimundo Girão com relação ao atual topônimo Jucás, antes São Mateus, as marcas de gado se referem a palavra Inhamuns, onde residia a valorosa tribo dos índios Jucás. A palavra Inhamuns paira sobre a história de Jucás, o que leva a conjectura boa de que a freguesia de lá é na verdade formada por duas letras I (maiúsculas) da Palavra Inhamuns. Duas letras I para indicar o plural Inhamuns como se indica estados Unidos ( EE. UU. - conjecturas).

Conclui-se que o significado do símbolo ( II ) está ligado ao conhecimento das origens do município, havendo, portanto, as versões citadas sendo que a mais aceita pela população é a que se referem aos 11 apóstolos excluindo Judas.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS 3 MAIS ACESSADAS DA SEMANA

GALERIA DE AMIGOS